1

Este vídeo mostra como fazer um geodo em casa, na verdade é um geodo de mentirinha, mas se assemelha um pouco com os geodos verdadeiros. Será necessário um ovo, um pouco de pedra-ume e um pouco de paciência, pois para ficar pronto demora 24 horas!

Se você não sabe o que é um geodo, veja a definição de acordo com o glossário geológico da UNB: "Cavidade com dimensões de milímetros a metros, oca ou parcialmente preenchida por minerais, como calcedônia mais externa e cristais de belas formações (ametista, calcita, zeolitas..) atapetando internamente a cavidade.
Os geodos formam, assim, massas minerais com várias formas, arredondadas, globulares, frequentemente esféricas, que se distinguem da rocha que os hospeda.
Geodos ocorrem em vários tipos de rochas principalmente calcários e rochas vulcânicas. Em rochas vulcânicas, como nos derrames de basalto da Bacia do Paraná, a sub-vulcânicas, inclusive em granitos rasos (cavidades miarolíticas) como o do Cabo em Pernambuco, formam-se os geodos ao ascender o magma, rico em voláteis, a condições de menos de de 2kbar quando ocorre a expansão destes gases dissolvidos no magma, formando "bolhas" dentro do magma (vesiculação), ricas em elementos da fase fluida e que cristalizam, muitas vezes em "camadas" de diferentes minerais de fora para dentro."

Postar um comentário

diovana disse... 2 de setembro de 2012 01:30

Poxa que legal essa experiência vou tentar fazer em casa.

 
Top