sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Top10 experiências de Física simples e fáceis de serem feitas

Tenho recebido muitos emails pedindo experiências de física simples e fáceis de serem feitas. Normalmente são para apresentações de trabalhos ou para feira de ciências. Resolvi então criar esse post, mostrando as TOP 10 experiências de física simples e fáceis, basta clicar na descrição para ir ao post com a explicação mais detalhada.
Veja também:
Lista das 10 melhores Experiências de Química
Top 10 Experiências de Física Sobre Ondulatória
Top 10 experiências de física sobre óptica


1- Usando apenas um balão, um copo e uma tigela com água é possível criar um experimento sobre a pressão atmosférica

Outra opção, também para demonstrar a dilatação dos gases e o efeitoda pressão atmosférica e essa.

2- Com uma tampa de caneta, um pedaço de massa de modelar e uma garrafa PET é possível demonstrar o princípio de Pascal e como um submarino funciona

3- Esferas invisíveis: Esse produto pode ser encontrado em casas de jardinagem, é composto pelo poliacrilato de sódio, um polímero superabsorvente que consegue absorver uma quantidade de água até 600 vezes sua massa. Ele fica invisível pois possui o índice de refração muito próximo ao da água.

4-Furacão na Garrafa: Simule um furacão suando duas garrafas PET e um pouco de habilidade com a furadeira.

5- Lâmina bimetálica: Se esqueceu daquele trabalho de física sobre dilatação dos sólidos? Não se preocupe, a lamina bimetálica resolverá seus problemas, é uma experiência de física muito rápida e fácil de ser feita

6- Quantas moedas cabem em um copo cheio até a borda de água? para a surpresa de todos cabem muitas. Surpreenda seus colegas e explique como a tensão superficial impede a água de transbordar.

7- Princípio de Bernoulli: Mais fácil e rápido do que esse é difícil, bastam apenas duas latinhas de refrigerante e um canudinho para demonstrar o princípio de Bernoulli, que diz que quando maior a velocidade de um fluido menor a pressão. É mostrado também dois outros experimentos usando secador de cabelo, canudinho e bolinha de isopor

8-Reflexão total da luz e fibra ótica: As garrafas PET podem até poluir o meio ambiente, mas elas são ótimas para fazer experiências de física. Dessa vez usando uma garrafa com água e um laser - no vídeo é verde mas pode ser vermelho desses comprados em camelôs - é possível demonstrar a reflexão total da luz, o princípio usado no funcionamento das fibras óticas.

9-Cabo de guerra eletrostático: Esse é mole mole de ser feito, vai ser preciso dois balões (ou bexigas pra quem é de são paulo) e uma latinha de alumínio pra demostrar a eletrização por atrito e por indução eletrostática.

10- Centro de massa com garfos: Essa experiência é um clássico, e mesmo se não servir para um trabalho de física com certeza vai fazer sucesso nos almoços de domingo
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

deiah disse...

noossa adorei

João Matheus Oliveira disse...

Usei a primeira experiência na feira de ciência no meu colégio.

Anônimo disse...

Mto show cara

Fabricio Rodrigues de Souza disse...

Cara vc é muito bom nisso man,
eu te adimiro,parabéns pelo seu
trabalho!!!

Mas ñ pense ki eu sou nerd
to fazendo esse trabalho só
pq preciso de nota.

Mariana Silva disse...

eu fiz a experiência do balão e da vela, e eu achei muito interessante!
Tão simples e tão rápido de se fazer!
Vou visitar Mas esse blogger e vou postar mas comentários pois eu vi todas as experiências e achei todas muito interessantes!

Marcus Saraiva disse...

Que bom que gostou mariana! fico feliz quando recebo comentarios! abraços

Anônimo disse...

Aí, pode explicar a do laser com a água? Por que aquilo acontece?

Marcus Saraiva disse...

É só clicar no link logo acima do vídeo que vai para o post original com a explicação. Abraços

Anônimo disse...

n e o laser q esta fazendo a tampinha descer e a mao dele precionando a garrafa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...