3


Convecção! Esta é a palavra que dá nome ao fenômeno de troca de calor em um fluido submetido a uma diferença de temperatura. A convecção ocorre nos mais variados ambientes, desde a nossa cozinha, quando estamos fervendo água para o café, passando pela nossa atmosfera e oceanos com as correntes atmosféricas e marinhas até o interior da terra, cujo a manifestação superficial são os vulcões.
Um vulcão é o resultado final de um processo em que a terra está liberando calor de seu interior quente para a sua superfície fria. A convecção é um destes mecanismo de troca de calor, e por sinal muito eficiente.
O vídeo deste post mostra como fazer um análogo de um vulcão. Basta encher uma garrafinha de água quente colorida e colocar no interior de um recipiente com água a temperatura ambiente. A água quente é menos densa, desta forma tende a subir.  Já a água fria é mais densa e tende a entrar para o interior da garrafa e ocupar o lugar da água quente que está subindo. No final as águas vão se misturar e vão atingir uma temperatura intermediária, este processo é chamado convecção.

Postar um comentário

Brendo disse... 21 de agosto de 2012 às 22:42

Nossa, gostei muito do vídeo, como ele mesmo disse, é uma experiencia simples e divertida de fazer.

Baby disse... 23 de outubro de 2016 às 17:26

Meu professor disse que esse experimento n está relacionado a termodinâmica e não aceitou como apresentação do meu trabalho .Ele está errado ? O que falo para ele?

Ciência Tube disse... 24 de outubro de 2016 às 20:47

Oi Baby,
Termodinâmica é o ramo da física que estuda o calor a temperatura e suas relações com o trabalho e a energia. O experimento acima mostra o fenômeno da convecção, ou seja, da transferência de calor entre fluidos com temperaturas diferentes por meio da movimentação do próprio fluido. Resumindo, é um experimento de termodinâmica!
Conselho: não bata de frente com seu professor, provavelmente ocorreu um mal entendido, justifique com argumentos e de forma amigável! Busque a definição de termodinâmica em um livro de física, depois procure a definição de correntes de convecção no mesmo livro e apresente ao seu professo!
Boa sorte!

 
Top