5

Nesse vídeo vemos bolhas de sabão flutuarem em um aquário aparentemente vazio. Porém as bolhas flutuam em dióxido de carbono proveniente da reação do bicarbonato de sódio e o vinagre (ácido acético).
O gás carbônico é mais denso que o ar (composto em sua maior parte por nitrogênio) assim, as bolhas de sabão cheias de ar flutuam na interface gás carbônico - ar da mesma forma que um barco flutua na água.
As coisas sempre flutuam em líquidos quando o empuxo (força exercida pelo líquido) é maior que o peso do objeto.
Essa é uma forma alternativa para o experimento com hexafluoreto de enxofre, já mostrado aqui anteriormente. Esse gás de nome complicado é cerca de oito vezes mais denso que o ar, por isso um barco de papel alumínio consegue flutuar nele. Contudo, o preço é tão alto quanto sua densidade. Cerca de 1000 dolares o quilo, foi o que a white martins me informou pelo telefone. Com esse preço prefiro muito mais as bolhas flutuado no CO2.

Postar um comentário

fss1704 disse... 12 de agosto de 2009 às 23:48

Interessante esse preço.
Tenho curiosidade de saber quanto custa o nitrogênio líquido!!!

Ciência Tube disse... 13 de agosto de 2009 às 13:31

Acredito qu nitrogenio liquido é bem mais barato. Onde estudo podemos pegar de graça no departamento de física, lógico que sem abusos.
Você pode encontrar em lojas agopecuárias que trabalham com transporte de semem. Entretanto o Botijão usado para o transporte é bem caro, mas eles devem alugar.

Luiz Henrique disse... 27 de outubro de 2011 às 18:11

Olá! Eu fiz o experimento, exatamente como mostra o vídeos, mas não deu certo...
Eu usei um recipiente igualmente como mostra o vídeo. Neste recipiente coloquei a mistura "Ácido acético (vinagre) + Bicarbonato de sódio."
Me parece que o Dióxido de carbono produzido da reação não ficou no recipiente, fato que, as bolhas de sabão chegaram com tanta facilidade até o fundo do do recipiente..!
O que poderia ter dado errado?!
O que eu não fiz que era pra ter feito?

Anônimo disse... 30 de outubro de 2011 às 18:46

Como um gás composto por um átomo de carbono e dois de oxigênio pode ser formado em maioria por NITROGÊNIO?

Ciência Tube disse... 30 de outubro de 2011 às 19:46

Talvez não tenha me expressado bem, é o ar e não o CO2 que é composto em sua maioria por nitrogênio!
Abraços

 
Top