5


Para toda ação existe uma reação com mesma magnitude e direção mas com sentido contrário. Esse é o enunciado da terceira lei de de Newton.
O vídeo mostra de forma bem criativa como essa lei se aplica na prática.
Dentro do extintor temos gás carbônico comprimido, quando a válvula é aberta o extintor vai expulsar esse gás em alta pressão de seu interior ( vai "empurrar" o gás para fora) da mesma forma o gás vai "empurrar" o extintor junto com o triciclo para frente. Esse mesmo efeito pode ser notado quando se solta a boca de um balão cheio. Nesse caso as paredes do balão vão empurrar o ar para fora e o ar empurra o balão fazendo com que ele se movimente.
O mesmo princípio é usado para lançar foguetes, eles expelem gases quentes, produto da queima do combustível, em altas velocidades e esses gases empurram o foguete.

Postar um comentário

fss1704 disse... 17 de abril de 2009 às 15:02

Caraca,tenho acesso a uma bicicleta com rodinhas (uma de 18 marchas,daquelas grandes) um monte de extintores e um galpão também,boa essa idéia do cara!só que os extintores que eu tenho são N2,será que funciona?hehehe,é hoje que eu apronto.

Ciência Tube disse... 17 de abril de 2009 às 15:21

O bom dos extintores de CO2 é que eles não fazem sujeira, se usar extintor de pó quimico ou água pode ate funcionar mais vai fazer uma bagunça grande.
Quanto a bicicleta, skates funcionam melhor, pois as rodihas possuem uma inercia rotacional menor, ou seja "rodam mais fácil" que as rodas de um abicicleta

Abraços e boa Diversão!

Anônimo disse... 9 de setembro de 2010 às 16:33

muito legal esse video

Anônimo disse... 30 de novembro de 2011 às 19:26

ki legal esses videos estão de parabens pois precisa de algo assim para as pessoas !!!

Anônimo disse... 25 de maio de 2017 às 00:56

Qual é o tipo do extintor q devo usar para fazer esse experimento?
Alguém pode me ajudar ?!!!
De quantos kg ou litros para fazer andar isso.
Me ajudam fazendo um favor!!!

 
Top