domingo, 5 de outubro de 2008

Queda Livre - Experiência de Galileu


Aristóteles, filósofo grego que viveu 300 anos antes de cristo influenciou o mundo com suas idéias por quase 2000 anos. Ele valorizava o uso da razão para tentar compreender as leis da natureza, isso o levou a muitos acertos, porém a muitos erros também.
Aristóteles postulou, por exemplo, que objetos mais pesados caiam mais rápidos que objetos leves.
Galileu Galilei no século XVII por meio de experiências descobriu que Aristóteles não estava certo a respeito da queda livre. Galileu comprovou empiricamente que os objetos caem com a mesma aceleração independente da massa, a não ser que uma força externa, como por exemplo a resistência do ar, atue. Ele predisse que se não existisse ar uma pena e um martelo cairiam juntos ao solo.
Séculos mais tarde uma missão da NASA à lua, onde não existe atmosfera, fez a experiência proposta por Galileu, como mostra o vídeo.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

rayssa disse...

Realmente! impressionante como a pena cai com a mesma velocidade do martelo!mas para issi existe uma explicação, se em um ambiente não tiver ar e or em queda livre eles provavelmente cairão ao mesmo tempo!

Maskarado!!! disse...

Salve Galileu o Pai da Física Experimental!!!!

Anônimo disse...

Hélio disse... realmente!impressionante como a pena cai junto com o martelo!mais isso existe uma unica explicaão, nu ambiente não tiver ar e em uma queda livre eles cairão ao mesmo tempo! 21 de novembro de 201111:20