1

Toda vez que conversamos ao telefone ou usamos a internet estamos enviando e recebendo informação através de algum meio. Antigamente, nos primeiros telefones, essa informação era transformada em sinais elétricos transmitida por fios até o destinatário para então ser transformada novamente em som.
Hoje se usa, além dos velhos fios metálicos, a fibra óptica que, por meio de pulsos de luz, consegue transmitir informação de forma muito mais eficiente.
Algumas pessoas pensam que a fibra óptica possui uma velocidade de transmissão maior que os fios metálicos, isso é um erro. A informação no fio metálico é transmitida pelo campo elétrico, que viaja à velocidade da luz. A desvantagem do fio metálico é que esse sinal vai perdendo sua intensidade, pois a resistência vai ficando grande à medida que o fio aumenta seu comprimento.
Dessa forma, redes de transmissão que usam fibras ópticas necessitam de menos estações amplificadoras de sinal, gerando uma grande economia.
O princípio físico usado para transmissão de dados na fibra óptica é o da reflexão total da luz.
Quando a luz muda de meio, parte dela é transmitida e parte é refletida. Se a diferença entre os índices de refração for muito grande, para um determinado ângulo, pode ocorrer a reflexão total, onde toda a luz é refletida.
Podemos observar esse efeito na figura abaixo, ou fazendo um experimento de fisica com um aquário e um laser.
Na fibra óptica a luz sofre sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final.

Postar um comentário

Anônimo disse... 28 de janeiro de 2010 às 19:05

Adorei, aprendi muito sobre a fibra optica atrés deste site

 
Top