3


Existem vários tipos de conservação na física, temos a conservação da energia, da carga elétrica e do momento linear que estudamos na escola. Existe também outra grandeza que se conserva, porém não aprendemos no ensino médio, chamada momento angular que está associada a rotação.
O momento angular está relacionado com a distribuição de massa e com a velocidade de rotação do corpo. O corpo tenderá a permanecer girando no mesmo eixo de rotação e com a mesma velocidade até que um torque externo atue.
Com esse princípio é possível construir um giroscópio, mecanismo usado como horizonte artificial para orientação de navios e aviões.
Podemos observar a conservação do momento angular quando andamos de bicicleta ou de moto, fica muito mais fácil se equilibrar em uma bicicleta em movimento do que quando ela está parada.
Usando discmans um astronauta construiu um giroscópio quando estava em órbita ao redor da terra. Para estabilizar cada eixo x, y,z ele usou um discman, o resultado pode ser visto no vídeo acima, é um pouco longo mas vale muito apena ver até o final.
Aquí tem outro filme curtinho mostrando dois giroscópios:

Postar um comentário

Unknown disse... 18 de outubro de 2008 às 22:49

Excelente blog amigo!
Eu também sou recém formado em física e também fico "perdendo tempo" procurando alguma coisa interessante.
O jeito é esse, ficar na internet, pois na faculdade a maior parte do tempo é conta e mais conta.

Parabéns!

tornado disse... 19 de outubro de 2008 às 17:09

Um pergunta. Se um dinamo for levado ao espaço e o eixo receber um impulso para faze-lo girar, o seu giro será eterno? haverá produção de energia?

augusto_bar@hotmail.com

Ciência Tube disse... 20 de outubro de 2008 às 13:49

Não é possível criar energia do nada, a unica coisa que não existe no espaço é a sensação de gravidade.
Todas as outras leis da física continuam válidas.
Esses discmans usam pilhas como fonte de energia.

 
Top