7

"Uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande liberação de energia, geralmente acompanhado por altas temperaturas e produção de gases. Uma explosão provoca ondas de pressão ao redor do local onde ocorre." Wikipedia
Esse vídeo mostra o que acontece quando despejamos nitrogênio líquido em um balde com água quente e detergente.
O Nitrogênio passa para o estado liquido a temperatura de -196ºC, isso é mais frio que qualquer região da terra, mesmo nos pólos. Quando o nitrogênio líquido a -196ºC entra em contato com a água e detergente, a aproximadamente 100ºC ele se expande muito rápido formando espuma e ocasionando uma explosão(expanção muito rápida do ar).

Postar um comentário

Unknown disse... 17 de novembro de 2010 às 22:28

Fiz esse experimento hj no colégio, e deu certo, perfeito..... Amanhã começa a Feira de ciencias, vou fazer um video de todos os experimentos...!!!

Ciência Tube disse... 17 de novembro de 2010 às 23:42

Oi Queila,
Faz os vídeos mesmo, e não esquece de nos mostrar!
Abraços

Unknown disse... 18 de novembro de 2010 às 16:43

Oi, eu fiz o experimento, preciso saber mais ou menos uma quantidade correta de agua, detergente, e nitrogenio, para que a explosão saia perfeita como no video, vc pode me ajudar, preciso desta resposta ainda hj..... Obrigada!!!

Ciência Tube disse... 19 de novembro de 2010 às 15:15

Oi Queila,
Antes de qualquer coisa: Muito Cuidado! Peça ajuda ao seu professor de física ou de ciências e sempre use luvas e óculso de segurança.

Respondendo sua pergunta:
Não me lembro bem da quantidade, era mais ou menos um litro de nitrogênio líquido, uns três a quatro litros de água bem quente e um vidro de detergente.

Abraços e Boa Sorte

Unknown disse... 19 de novembro de 2010 às 15:47

Muito obrigada pela dica, fiz o experimento com 2 litros de agua e 1 de nitrogenio, ficou bom, mas ñ foi bem explosivo quanto eu experava..... mas deu pra fazer uma explosãozinha....... Muito obrigada!!

Ciência Tube disse... 19 de novembro de 2010 às 18:30

Q bom q deu certo!
Para aumentar a explosão a águea tem que estar bem quente e não se esqueça do detergente!

Bruno Ariello disse... 22 de janeiro de 2019 às 06:06

CADE O VIDEOOO TO CURIOSO DE MAIS AQUI

 
Top