1

Coitado do cachorro
O que acontece nesse vídeo é um fenômeno observado pela primeira vez na Grécia antiga. Quando se esfregava um pedaço de âmbar em um tecido este conseguia atrair pequenos objetos. Deu-se a esse fenômeno o nome eletrização por atrito. Elektron é âmbar em grego, daí o nome eletricidade e elétron.
Nessa época não se sabia direito o que estava acontecendo, somente no inicio do século passado (1909) foi comprovado empiricamente a existência da carga elétrica por Milikan.
Com isso ficou mais fácil entender o que estava acontecendo:
Quando se fricciona duas substâncias elas ficam carregadas eletricamente, uma com excesso de cargas negativas outra com falta.
É o que acontece com o pobre do cachorro, quando esfregado contra o pelo o balão fica carregado eletricamente e o pelo também, porém com carga oposta. Como cargas contrárias se atraem existe uma força elétrica que prende o balão ao corpo do cachorro.
O mesmo pode ser observado no vídeo abaixo, onde uma régua carregada eletricamente consegue atrair um filete de água, porém nesse caso como a água não está carregada ela é atraída por indução.


Postar um comentário

 
Top