1


Esse vídeo ilustra muito bem a reação em cadeia, princípio que pode ser usado para entender muitos fenômenos.
Milhares de ratoeiras são armadas com uma bolinha de ping-pong no lugar do queijo. Quando o homem solta uma bolinha, a reação em cadeia começa e a energia armazenada nas ratoeiras é liberada.
Abaixo segue alguns exemplos de reação em cadeia:
Em muitas reações químicas é preciso fornecer certa quantidade de energia para que mais energia seja liberada, essa quantidade inicial de energia é chamada de energia de ativação.
Exemplo disso em nosso dia-a-dia é o palito de fósforo. Para acender um palito de fósforo (liberar energia) precisamos fornecer uma pequena quantidade de energia inicial atritando-o contra a lateral da caixa.
Outro exemplo são os explosivos. Para detoná-los e liberar a energia química armazenada é necessário uma descarga elétrica ou um pavio.
Outro tipo de fenômeno que necessita de certa quantidade de energia para começar é a fissão nuclear. Para que a fissão ocorra um nêutron é acelerado contra um átomo de urânio. Quando o nêutron colide contra o urânio o átomo se quebra em outros dois novos elementos, o bário e o criptônio liberando energia e mais nêutrons que, por sua vez, irão colidir com outros átomos de urânio e dar seqüência ao processo de fissão nuclear.
Bombas atômicas são feitas a partir do princípio da fissão nuclear e liberam uma quantidade de energia muito grande em um tempo muito pequeno (Potência grande)
As usinas nucleares também usam a fissão, porém, de forma controlada. Os nêutrons são desacelerados controlando o processo para que não ocorra uma explosão.
Uma das últimas frases do vídeo também é interessante: “... a single idea can sparks hundreds...” traduzindo: Uma única idéia pode despertar centenas!


Postar um comentário

Anônimo disse... 29 de março de 2011 às 14:36

esse video e show de mais

 
Top