0

Veja através dos olhos de Gatos, Pássaros, Insetos e Cobras






Você já olhou para um animal e ficou imaginando no que ele estava pensando? Pois bem, tentar adivinhar o que os animais pensam ainda é uma fantasia mas ter uma ideia de como eles enxergam é possível com alguma ajuda da tecnologia e da criatividade.


Alguns animais, incluindo seus animais de estimação, podem ser parcialmente daltônico, e ainda assim certos aspectos da sua visão são superiores ao seu. Nós seres humanos possuímos três tipos de células fotorreceptoras para cores e por isso somos animais tricromatas. Essas células são chamadas de cones e são responsáveis por detectar as cores vermelha, verde e azul. Possuimos ainda os bastonetes, responsáveis pela detecção de pequenas quantidades de luz, o que proporciona a chamada visão noturna.




Alguns animais processam a luz de forma diferente, eles possuem células que detectam apenas dois tipos de cores, ou seja, são dicromatas e outros possuem mais tipos de células fotorreceptoras fazendo com que eles enxerguem além do visível, no espectro do ultravioleta. Outros animais podem ainda detectar luz polarizada (luz com um plano preferencial de vibração) ou enxergar calor (infravermelho).


  • *Veja quatro Super Experiências sobre Luz Polarizada
  1. Monitor de lcd a prova de curioso - faça você mesmo
  2. Polarização da Luz - LCD e Ângulo de Brewster
  3. Efeito de um polarizador em um arco Iris
  4. Como inverter as cores do display de cristal líquido da calculadora
Nas figuras abaixo, o lado dsquerdo representa a visão do animal e do lado direito a visão humana

Gatos



Um gato não consegue distinguir entre maçãs verdes e maçãs vermelhas

Ao contrário dos humanos os gatos são dicromatos, ou seja, enxergam apenas duas cores, não conseguem diferencias entre o vermelho e o verde e sua visão se assemelha à visão dos humanos daltônicos para estas cores. Além disto a visão do gato possui a resolução menor que a nossa e, portanto enxergam um pouco borrado.
O ser humano é um dos animais com a visão mais acurada que existe, devido ao adensamento de cones no centro de nossa retina (Possuímos mais megapixels que os outros animais!)
Contudo, gatos possuem mais bastonetes que nós, o que possibilita uma visão noturna muito melhor que a nossa.

Abelhas




Assim como nós as abelhas são tricromatas, mas ao invés dos seus cones detectarem o vermelho, o verde e o azul eles detectam o amarelo, o azul e luz ultravioleta. A habilidade de enxergar ultravioleta permite às abelhas detectarem padrões em flores que as guiam para a região do néctar.

Diferentemente do olho humano, o olho das abelhas é composto por milhares de lentes que formam uma superfície semiesférica parecida com uma bola de futebol. Cada lente forma um pixel no mecanismo de visão das abelhas.

Apesar do superpoder de enxergar no ultravioleta, o olho das abelhas possui uma resolução muito baixa e sua visão é extremamente borrada. Esta imagem, assim como na visão do gato, não mostra a falta de resolução da visão da abelha, apenas as cores que ela consegue enxergar. O ultravioleta foi colorido artificialmente.

Pássaros




Os pássaros são tetracrômicos, possuem quatro tipos de cones. Podem ver o vermelho, o verde, o azul e o ultravioleta. Algumas aves de rapina possuem a visão mais acurada que nós humanos. Uma águia pode ter cerca de duas vezes e meia mais resolução que nós.

Assim como no caso das abelhas o ultravioleta foi convertido artificialmente em uma cor que podemos enxergar.

Cascavel



Cascavéis possuem um número bem pequeno de cones, o que faz sua visão durante o dia ser bem limitada. Contudo possui uma grande quantidade de bastonetes o que potencializa sua visão noturna. Além disso possui um sensor especial que lhe confere a capacidade de enxergar o infravermelho emitido por corpos quentes, como um pequeno roedor.


O vídeo acima faz a mesma comparação com outros animais como o cachorro, abelhas, tubarões, peixes de aquário e muito mais.



Fonte: nautil

Postar um comentário

 
Top