0

NASA realiza simulação em um supercomputador por DOIS ANOS e o resultado surpreende



Modelos computacionais são usados para tentar entender certos fenômenos complexos, como por exemplo o comportamento da nossa atmosfera.
Quanto mais informações inserimos em um modelo computacional mais próximo da realidade vai ser o resultado da simulação.
Contudo quanto maior é o modelo e quanto mais informações inserimos maior é a demanda por recurso computacional, ou seja, é preciso um computador muito rápido e com muita memória, um supercomputador, para rodar o modelo.
A nasa coletou informações de pressão atmosférica, temperatura, velocidade e direção do vento, umidade e muito mais para criar um modelo computacional mundial para a atmosfera terrestre.
Além de uma quantidade de informação enorme, o modelo é gigante, usa uma esfera de 7,5 km cúbicos. São 5760 x 2881 x 72 voxels por passo de tempo (Vóxel é um parente do pixel, só que 3D).
O modelo é tão grande que demorou dois anos para rodar, isso mesmo, um supercomputador demorou dois anos para terminar de rodar todo o modelo.
O vídeo mostra o resultado de apenas 7 dias de simulação e gerou alguns terabytes de informação. O período escolhido corresponde à passagem de um furacão de Nível 4 na China.



Fonte: NASA's Scientific Visualization Studio

Postar um comentário

 
Top