0

A tartaruga chinesa de casco mole possui um mecanismo especial que permite excretar ureia pela boca



A tartaruga de casco mole (Pelodiscus sinensis) possui uma aparência Bizarra, parece uma mistura de focinho de porco com uma cabeça de peixe e pele enrugada. Mais bizarro ainda é a recente descoberta  feita por pesquisadores do departamento de ciências biológicas da universidade nacional de Singapura de que este animal "urina pela boca".
Assim como nós, a tartaruga chinesa de casco mole libera grande quantidades de nitrogênio após a quebra de proteínas pelo fígado. Nós excretamos este nitrogênio na forma de ureia, pela urina, com auxílio dos rins. Já a tartaruga possui uma forma alternativa.
Este animal vive em ambientes pantanosos com água salgada. Os pesquisadores observaram que quando as tartarugas estavam em terra firme elas procuravam poças de água e enfiavam a cabeça dentro por um período prolongado, executando um movimento rítmico. Medindo a quantidade de ureia na água das poças foi descoberto que estes animais estavam excretando pela cabeça, mais precisamente por estruturas semelhantes a guelras ao redor de suas bocas, responsáveis por eliminar mais de 90% da ureia. Somente 10% são eliminados pelos rins do animal.
Este mecanismo de excreção da ureia pelas guelras era conhecido somente nos peixes, com exceção dos últimos esta tartaruga é o único vertebrado capaz de tal proeza. A explicação?
Para liberar a ureia pelos rins é necessário uma grande quantidade de água. Como vivem em ambientes salobros, se ingerissem toda a água necessária para produzir a urina ficariam intoxicadas com os sais. Desta forma, desenvolveram este mecanismo evolutivo que permite a excreção de outra forma, urinando pela boca, em poças de água.
Fonte: Discover Magazine

Postar um comentário

 
Top