4


Mais um ótimo vídeo do Manual do Mundo, dessa vez é mostrado como fazer uma experiência de física usando apenas um canudinho, um pedaço de papel e uma torneira! Ao atritar o canudinho que é feito de plástico, com o pedaço de papel eles ficam eletrizados, esse fenômeno de eletrização por atrito já era conhecido desde a época da Grécia antiga e se chama triboeletricidade. Na quele tempo eles não tinham canudinhos de plástico, na verdade nem mesmo o plástico. Eles usavam âmbar e pele de animais. Âmbar em grego é elektron, daí o nome eletricidade! esse imenso campo de estudos da física começou com um grego esfregando um pedaço de âmbar em uma pele de carneiro, dizem que foi o Thales de Mileto.
Quando o canudinho está eletrizado ele atrai o filete de água que sai da torneira por indução eletrostática, uma outra maneira de carregar eletricamente um corpo.
Quem não tiver um canudinho em casa e por acaso tenha um cachorrinho felpudo pode tentar demonstrar o fenômeno da triboeletricidade de outra forma, veja o vídeo abaixo ;)



Postar um comentário

Anônimo disse... 15 de novembro de 2011 às 09:37

adorei mas preciso de uma experiencia para fazer em sala de aula ,como trabalho entende?
se puder postar algum video de esperiencias facies e que podem ser feitas por mim na sala de aula agradeço

atenciosamente EU

katiane disse... 31 de maio de 2012 às 15:58

poxa eu to precisando d uma experiencia, facil para fazer dentro da sala de aula urgente .. preciso passar de anoooo .. kkkk'

bj bj katiane aki ..
nossa ta dícil encontarr viu ..
to procurando desde semana passada ..

Unknown disse... 9 de janeiro de 2013 às 22:12

faz o msm esquema passa no canudo no papel umas 10x e coloque-o na parede a carga negativa do canodo em contato com a parede fara com que o mesmo fique colado simplis da para fazer em sala de aula xD

Anônimo disse... 10 de outubro de 2013 às 11:22

Passa uma bexiga no cabelo e deixa no teto...mto daora.

 
Top