0

O mercúrio é um metal líquido a temperatura ambiente, seu ponto de fusão é aproximadamente -40º C, ou seja, mesmo no Alasca o ele vai ser um líquido. Na natureza o mercúrio pode ser encontrado na forma de minerais, como por exemplo o cinábrio, um sulfeto.
Alem do uso em termômetro, barômetros e na industria eletrônica o mercúrio é muito usado por garimpeiros. Em sua forma metálica, ele possui a propriedade de se amalgamar com o ouro. É por esse processo que as pequenas partículas de ouro são separadas dos sedimentos de um rio.
Para recuperar o ouro, os garimpeiros esquentam essa liga de mercúrio e ouro com um maçarico até que todo o mercúrio evapore e sobre somente o ouro. O problema é que o vapor de mercúrio é extremamente tóxico, contamina tanto o garimpeiro quanto a água e o ar.
Quando um ser vivo é contaminado com mercúrio, dificilmente consegue eliminar o metal do corpo, ocorre uma acumulação ao longo do tempo até que a quantidade de mercúrio comece a ser tóxica.
A princípio o vapor de mercúrio não é visível, mas quando iluminado com uma lampada de UV ele pode ser observado, como mostra o vídeo acima. O vídeo abaixo mostra como os garimpeiros usam o mercúrio para separar o ouro dos sedimentos.

Postar um comentário

 
Top