2

Fãs da trilogia Back to the Future devem se lembrar do hoverboard, o skate voador usado pelo Marty McFly em De volta para o Futuro II. Se você pensa que essa tecnologia não existe nos dias de hoje, que isso é coisa de ficção científica, de filme, você está absolutamente.......certo. Não existe mesmo, pelo menos por enquanto.
Entretanto, com a tecnologia existente é possível construir um protótipo de hoverboard bem parecido com o do filme.  O vídeo abaixo  mostra como fazer um hoverboard usando cerâmicas supercondutoras resfriadas com nitrogênio líquido e superimãs, a levitação ocorre devido ao Efeito Meissner.
No futuro não vai ser necessário o trilho de imãs no chão, vão existir supercondutores que funcionarão a temperatura ambiente e usarão correntes altíssimas, suficientes para gerar um campo magnético que repelirá a componente vertical do campo magnético terrestre. Veja mais sobre o assunto em: http://physics.stackexchange.com/questions/17137/superconductor-levitating-in-earths-magnetic-field


Postar um comentário

Unknown disse... 19 de junho de 2012 às 14:48

a levitação fico baixa demais,ta é arrastando no chão,tem que subir na altura de uns 10 cm,ai ficava massa.

Homerix disse... 11 de fevereiro de 2013 às 22:45

Que legal seu blog. Fico feliz que um blog com assunto Ciência tenha já 2 milhões de acessos. é um sonho de consumo meu chegar ao meu primeiro milhão, com minhas abobrinhas variadas!! Mas eu chego lá!

Ah, sim concordo que está longe de chegar ... e olha que só faltam 2 anos e pouco, segundo a trilogia!!

 
Top