4


Mais um ótimo vídeo do Manual do Mundo, dessa vez é mostrado como fazer uma experiência de física usando apenas um canudinho, um pedaço de papel e uma torneira! Ao atritar o canudinho que é feito de plástico, com o pedaço de papel eles ficam eletrizados, esse fenômeno de eletrização por atrito já era conhecido desde a época da Grécia antiga e se chama triboeletricidade. Na quele tempo eles não tinham canudinhos de plástico, na verdade nem mesmo o plástico. Eles usavam âmbar e pele de animais. Âmbar em grego é elektron, daí o nome eletricidade! esse imenso campo de estudos da física começou com um grego esfregando um pedaço de âmbar em uma pele de carneiro, dizem que foi o Thales de Mileto.
Quando o canudinho está eletrizado ele atrai o filete de água que sai da torneira por indução eletrostática, uma outra maneira de carregar eletricamente um corpo.
Quem não tiver um canudinho em casa e por acaso tenha um cachorrinho felpudo pode tentar demonstrar o fenômeno da triboeletricidade de outra forma, veja o vídeo abaixo ;)



Postar um comentário

 
Top