0

Gel superabsorvente (Hidrogel para plantas) é colocado em frigideira quente e o resultado é surpreendente




Quem já colocou gotinhas de água em uma frigideira quente sabe que acontece um fenômeno interessante, as pequenas gotas ao invés de evaporarem começam a se movimentar agitadamente. Isso ocorre porque o calor da frigideira cria um "colchão de vapor" por baixo da gota. Essa camada de vapor além de diminuir o atrito impede o contato entre a gota e a frigideira aquecida.
Esse fenômeno é conhecido como Efeito Leindenfrost e já foi explorado em várias experiências aqui no Ciência Tube. No caso do vídeo acima, ao invés de água, foi colocado bolinhas de um polímero superabsorvente chamado poliacrilato de sódio. Como o polímero não libera água rapidamente, não dá tempo de se formar um colchão de vapor que consiga vencer o peso da bolinha, e esta fica quicando!

Efeito Leidenfrost - enfiando o dedo no chumbo derretido


Efeito Leidenfrost usando uma esfera de aço aquecida

O peido do gelo seco - Efeito Leidenfrost


Experiencias com polímeros superabsorventes já foram abordadas diversas vezes aqui no Ciência Tube. Esses polímeros - o mais famoso é o poliacrilato de sódio - conseguem absorver água até 600 sua massa. São usados em fraldas descartáveis, absorventes íntimos e mais recentemente como substrato para plantas domésticas (conhecido como água em gel, hidrogel ou gel para jardinagem).
Veja os posts que tratam do poliacrilato de sódio:

"Cristais de água" esferas de gel super absorventes

Poliacrilato de Sódio 

Experiência para feira de ciências - Esferas invisíveis

Geração Espontânea?

Postar um comentário

 
Top