4

O vídeo acima mostra esferas que ficam invisíveis dentro d'água. O que a princípio parece mágica pode ser um excelente experimento de física para uma feira de ciências.
O material em questão trata-se do poliacrilato de sódio! Um polímero super absorvente usado inicialmente em fraldas descartáveis e em absorventes higiênicos e recentemente vem sendo usado como água em gel, bio gel ou simplesmente como gel para plantas em floriculturas ou em arranjos de flores.
Esse polímero consegue absorver cerca de 800 vezes sua massa em água, ou seja ele é praticamente água e o seu índice de refração é praticamente igual ao da água.
Essa proximidade de índices de refração faz com que as esferas pareçam invisíveis, pois, o desvio sofrido pela luz ao passar da água para o gel é muito pequeno e imperceptível aos nossos olhos.
O mecanismo de absorção de água é parecido com o da osmose que acontece em nossas células, dessa forma pode-se explicar dois fenômenos, um físico e outro biológico, com o mesmo experimento.
Para adquirir esse material basta procurar a floricultura mais próxima ou comprar pela loja do ciência tube que estará em atividade em breve.



Postar um comentário

karitha barros disse... 3 de outubro de 2011 às 14:28

Oi! Eu estava vendo seu blog e percebi sua inteligência e conhecimento na área de quimícas. Sou uma estudante do 3º ano (colegial) e iremos apresentar experiências baseadas em conto de fadas. Te explico melhor por msn (karithinha@hotmail.com). Eu gostaria de saber de você se as experiências que estou em mente funcionam. Já que não encontrei respostas exatas no google. Meu blog: hikikah.blogspot.com

Ciência Tube disse... 3 de outubro de 2011 às 20:30

Talvez o post http://cienciatube.blogspot.com/2008/08/show-de-cincias-do-grupo-cincia-em-ao.html te ajude!
Abraços

Anônimo disse... 25 de outubro de 2012 às 15:38

manoow eeu tenho q fazeer pra feeira d ciêencias do koléegio e precisoo d experiênciias beem simplees =/ ninguéem tem dicaas aee naaum??

Unknown disse... 4 de novembro de 2013 às 15:56

Olá Marcus, escolhi essa experiencia para apresentar na feira de ciências que haverá na escola. Preciso de ajuda na explicação, não entendi direito e não achei muita coisa no Google.
E pode ser qualquer corante para fazer? De comida pode? Estou com uma certa urgencia nisso, se puder me ajudar.
Obrigada desde já.

 
Top