segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O sobe e desce da naftalina


Esse vídeo mostra uma excelente experiência para ser feita em feiras de ciência, o sobe e desce da naftalina!
A princípio, sem uma explicação aparente, as bolinhas de naftalina ficam subindo e descendo em um líquido gasoso. Esse líquido pode ser um refrigerante incolor, normalmente os de limão são assim, ou uma mistura de água, vinagre e bicarbonato de sódio. O importante é que existam bolhas de algum gás sendo liberadas pelo líquido. Tanto no caso do refrigerante como no caso da mistura de água, vinagre e bicarbonato, o gás que está sendo liberado é gás carbônico. 
A naftalina, normalmente usada como repelente de baratas e outras pragas, possui uma superfície "rugosa" que aprisiona as pequenas bolhas de gás que estão sendo liberadas pelo líquido. Normalmente ela é mais densa que a água ou o refrigerante mas, quando as pequenas bolhas ficam aprisionada em sua superfície, a densidade do conjunto fica menor que a do líquido, assim, o peso é menor que o empuxo e a naftalina sobe.
Quando ela chega na superfície do recipiente, as bolhas aprisionadas em sua superfície são liberadas e a densidade do conjunto aumenta novamente, levando a naftalina à afundar. Esse vai e vem continua até que todo o gás carbônico seja liberado.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

CVARA MUITO LEGAL SEU BLOG CONTINUE ASSIM!

Postagens populares