0
Hoje o google presta  homenagem a um grande matemático, Pierre de Fermat. Essa homenagem é na forma de um doodle, aquela imagem comemorativa que aparece no lugar do logotipo do google, e se deve ao aniversário do Fermat, que nasceu em 17 de Agosto de 1601.
Essa imagem faz referência ao último teorema de fermat :
"Foi depois de ler uma série de observações e problemas relativos ao Teorema de Pitágoras e aos triplos pitagóricos, que Fermat olhou mais atentamente para a equação: x2+y2=z2, que tem infinitas soluções e a modificou de modo a obter uma muito semelhante. Passou a considerar uma nova equação em que o expoente era maior do que dois e chegou à proposição: xn+yn=zn, com n>2 e x, y ,z e n inteiros positivos, não tem soluções." 

O último teorema ficou sem prova por mais de 359 anos sem uma  prova definitiva, até que  em 1996 o matemático Andrew John Wiles executou tal façanha, vários estudiosos foram levados a loucura e até mesmo ao suicídio na tentativa de provar o teorema acima citado.

O vídeo de hoje mostra essa jornada, e como ferramentas matemáticas importantes foram desenvolvidas na busca pela prova do Último teorema de Fermat

Postar um comentário

 
Top