1

Olho de porco é usado para mostrar o que acontece quando se olha diretamente para o sol usando um telescópio






Apesar de macabro o vídeo é bem didático. Mostra os riscos de se olhar diretamente para o sol usando um telescópio, e olhe que não estou falando de um super telescópio, no vídeo é usado um telescópio bem amador. Não devemos olhar diretamente para o sol de forma alguma, com ou sem telescópio, danos permanentes na retina podem ocorrer.
Fenômenos astronômicos como eclipses e emanchas solares devem ser observados de forma indireta ou com o uso de filtros. O vídeo abaixo mostra uma forma segura de se observar o sol com o uso de um telescópio. Deve-se projetar a imagem em um tela de papel, confira:



O Observatório Astronómico de Lisboa elaborou a seguinte lista de precauções ao se observar o sol:

"1ª regra: NUNCA observar o sol directamente sem filtros solares oculares*.

2ª regra: NUNCA usar óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, filtros de gelatina, polaróides, filtros Wratten, folhas de alumínio em quaisquer ocasiões e circunstâncias na observação do Sol. Não é recomendável o uso de quaisquer filtros de soldador abaixo do #14.

3ª regra: NUNCA usar os filtros solares oculares combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou outros instrumentos ópticos. Veja aqui a razão. Estes filtros solares SÓ devem ser usados para observação ocular directa, fazendo intervalos frequentes para descanso a fim do olho não aquecer demasiado.

4ª regra: NUNCA colocar os filtros solares na ocular do instrumento óptico, ou seja, na lente onde se espreita para ver através dos binóculos ou telescópio. Nesta situação o filtro solar derrete deixando entrar intensidade suficiente para queimar a retina.

5ª regra: NUNCA fazer uso dos filtros solares oculares já utilizados ou que estejam guardados, antes de os testar adequadamente, pois porque podem ter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais radiação do que a permitida. Lembre-se que a queimadura do olho é indolor, o perigo é demasiado e arrisca a sua saúde. Antes de usá-los deve testar a segurança olhando através deles para uma luz muito forte (e próxima) em casa e procurar por falhas, furos e riscos.

6ª regra: NUNCA exceder a observação contínua com óculos de protecção especial por períodos de mais 30 segundos, fazendo sempre intervalos de 3 minutos de descanso. Evita-se, desta forma, a acumulação de calor na retina. IMPORTANTE lembrar que o aquecimento da retina não é sentido tal como se sente o aquecimento da pele, uma vez que a queimadura da retina é INDOLOR! Se prolongar demasiado a observação, a retina aquece sem se aperceber e pode causar lesões irreversíveis incluindo a cegueira parcial ou total. Além disso evita-se que o filtro aqueça em demasia, reduzindo a possibilidade de deteriorar o plástico do filtro."

Postar um comentário

gamezoom.net artikel disse... 10 de abril de 2019 às 11:48

enquanto lê isso - o olho direito ficou doente))

 
Top