0

Veja o vídeo com um caso extremo de piolhos e descubra um pouco mais sobre estes terríveis e ao mesmo tempo incríveis insetos




Quem nunca pegou piolhos? antigamente era normal, quase mandatorio: toda criança que frequentava escola mais cedo ou mais tarde chegaria em casa cheia de piolhos. Hoje me dia é menos comum, contudo ainda uma situação ainda presente.
O que conhecemos popularmente como piolho na verdade é uma ordem de insetos com mais de 3000 espécies que parasitam mamíferos e aves. Os piolhos habitam os pelos ou penas dos hospedeiros e se alimentam de sangue, residuos da epiderme, resíduoas das penas ou secreções sebáceas. Cada espécie é exclusiva de cada hospedeiro, ou seja, um piolho de ave não se alimenta de mamífero, ou mesmo em pessoas, um piolho da cabeça não vai habitar os pelos do corpo e vice-versa.
A infestação de piolhos (pediculose) nos seres humanos podem ser divididos em três tipos:

Pediculosis capitis (Piolhos comuns, nos cabelos)
Pediculosis corporis (Piolhos nos pelos do corpo)
Pediculosis pubis (Chato,piolhos nos pelos pubianos)


Curiosidade Nº1: Estudos de DNA em piolhos sugerem que os piolhos da região pubica, conhecidos como chato, foram contraidos de gorilas por nossos ancestrais por volta de 3-4 milhoes de anos atrás.

Curiosidade Nº2:Os seres humanos podem hospedar três espécies diferentes de piolhos enquanto a maiorias dos animais hospeda apenas uma espécie.




E afinal, o que são as lêndeas?
Lêndeas ou lêndias são os ovos do piolho, se preferirem da "piolha" sic. Estes pequenos ovos esbranquiçados ou bege são colocados firmemente na base do fio de cabelo, a alguns milímetros do couro cabeludo e após 8 a 10 dias um bebê piolho vem ao mundo.
Sintomas da pediculose:

* Coceira intensa no couro cabeludo;

* Feridas causadas pelo ato de coçar;

* Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto;

* Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação.

Tratamento da pediculose:

É feito à base de inseticidas piretroides de uso local. Depois da aplicação, o medicamento deve permanecer na cabeça protegida por uma touca durante algumas horas.

A aplicação deve ser realizada durante cinco dias consecutivos e repetida de sete a dez dias depois para atacar os ovos que ainda não haviam eclodido na fase inicial do tratamento, que deve ser estendido para toda a família e/ou parceiros, mesmo que assintomáticos. É importante que, nas escolas, sem exceção, os alunos que estiveram em contato com a criança afetada sejam tratados concomitantemente.

O kit de tratamento tópico já vem com pente fino para remover as lêndeas mortas. Já existem medicamentos por via oral contra a pediculose.
Fonte: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/piolho-pediculose/



Outras Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pediculosis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piolho-da-p%C3%BAbis
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=45327
http://fr.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9diculose_corporelle

Postar um comentário

 
Top