0

Veja o vídeo e descubra o motivo que leva estas formigas a andarem em circulos até a morte por exaustão

Vocês conhecem aquelas pessoas que deram uma virada de 360 graus na vida? Pois bem, essas formigas fazem algo parecido, o que resulta em morte. Trata-se de uma espécie chamada formiga correição, originarias do Perú.
A explicação para o fato delas andarem em circulos até morrer de exaustão é a seguinte:

"A visão não tem uma grande importância na vida dessas formigas. Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.
Quando uma correição sai para caçar, deixa uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas da mesma espécie. Se acham comida pelo caminho, o rastro é reforçado pelas operárias que se dirigem até o local. No momento em que o suprimento de alimento acaba, os insetos param de remarcar a trilha e o cheiro é dissipado.

No processo, algumas formigas podem acabar se perdendo e, para se reconectar com o grupo, procuram por uma trilha de feromônio. Mas, nessa jornada, podem acabar encontrando o próprio rastro e assim terminar andando em círculos – até morrem de exaustão. O fenômeno é mais comum em áreas abertas, onde o cheiro se dissipa mais rapidamente do que na floresta e as chances das formigas perderem a trilha original aumenta."
Fonte: NatGeo




Postar um comentário

 
Top