0

Descubra porquê é tão difícil acabar com este incêndio e o motivo de tanta fumaça.

O incêndio em uma fábrica de fertilizantes em São Francisco do Sul - SC tem surpreendido muita gente pela dificuldade que os bombeiros estão tendo em apagar o fogo e pela proporção que a nuvem de fumaça alcançou, atingindo o estado do Paraná com expectativas de chegar à São Paulo.
Para entender o motivo de um incêndio de tamanha proporção é preciso conhecer um pouco sobre o nitrato de amônio, que era produzido na tal fabrica de fertilizantes.
O Nitrato de amônio é um sal inorgânico (NH4)+(NO3) usado como fonte de nitrogênio na agricultura. Por ser um ótimo oxidante ele também é usado como componente principal de uma bomba de fumaça, em explosivos e  até mesmo combustíveis de foguete.
O vídeo abaixo mostra como uma pequena quantidade de nitrato de amônio é capaz de gerar uma grande quantidade de fumaça (composta por gases de  oxido nitroso,  vapor de água e nitrogênio).
Agora imagine as toneladas de nitrato de amônio existentes na fabrica de adubo? Por isso tanta fumaça


E por que é tão difícil acabar com o incêndio?

A decomposição do nitrato de amônio não depende do oxigênio do ar como em um incêndio normal, ela depende apenas do calor e pode acontecer mesmo embaixo d'água, veja o vídeo abaixo. Desta forma a unica maneira de acabar com o incêndio é esperar o combustível acabar;


Postar um comentário

 
Top