0

Descubra como aprisionar um raio em um copo de água e o que são Figuras de Lichtenberg.


Cuidado, experimentos envolvendo alta tensão podem ser letais, peça ajuda ao seu prof de Física

Os raios que surgem durante uma tempestade formam figuras complexas. As vezes não nos damos conta desta complexidade devido à velocidade com que o fenômeno ocorre. Veja neste post: raio em câmera lenta todos os detalhes do caminho que um raio percorre, sinalizado pela ionização do ar.
Padrões formados em um meio durante uma descarga elétrica, seja ela natural ou não, formam imagens conhecidas como Figuras de Lichtenberg. Estas figuras possuem uma distribuição fractal e podem ser geradas nos mais diversos meios, como placas de acrílico, no ar, água e até mesmo na pele de uma pessoa atingida por um raio:

Figura de Lichtenberg nas costas de uma pessoa
atingida por uma raio.
Figura de Lichtenberg em placa de acrílico

















Quando a descarga elétrica acontece em fluidos, como o ar ou a água, o padrão não permanece visível por muito tempo, somente durante a emissão da luz produzida pela ionização. Neste vídeo é mostrado como produzir um raio em um copo d'água com auxílio de uma fonte de alta tensão e baixa corrente, um requisito para garantir a segurança desta experiência de física. Se a corrente for alta, os resultados podem ser fatais.
Mesmo usando uma fonte de alta tensão segura, peça auxílio ao seu prof. de física, ele saberá quais medidas e procedimentos de segurança que devem ser adotados.

Postar um comentário

 
Top