0

Veja como os metais amorfos são fabricados e quais são suas propriedades.


Para entender como funciona o experimento de física mostrado no vídeo acima, entitulado Atomic Trampoline, ou trampolim atômico, é preciso saber a diferença entre um material cristalino e um material  amorfo.
Existem basicamente dois tipos de sólidos, os amorfos e os cristalinos. Os cristais são formados por um conjunto organizado de átomos. As propriedades físico-químicas do material ( refração, reflexão, elasticidade, condutividade térmica e  elétrica) depende da forma como estes átomos se organizam, ou seja da sua rede cristalina. Veja abaixo exemplos de materiais cristalinos:
Cristal de Bismuto mostrando superfície oxidada (Bi)
Cristal de ouro (Au)
Cristal de quartzo (SiO2)

Cristal de Sal ou Halita (NaCl)
Quando os átomos não estão organizados em uma rede cristalina, diz-se que o material é amorfo.
Um mesmo composto pode formar materiais amorfos e cristalinos, como exemplos temos o quartzo e o vidro, ambos são formados basicamente por óxido de silício, o primeiro é cristalino e o segundo amorfo. outro exemplo é o açúcar, cristalino, e o algodão doce, amorfo.
Normalmente, o que faz um sólido se tornar cristalino ou amorfo é sua taxa de resfriamento.
Vejamos este exemplo: se o magma resfria lentamente, vão se formar grandes e bonitos cristais de minerais, caso contrário se formará cristais microscópicos ou até mesmo vidro vulcânico.

Isopor
Obsidiana, vidro vulcânico
Parafina











Agora que já sabemos a diferença entre sólidos cristalinos e sólidos amorfos, já é possível entender o porquê a bolinha continua em movimento em um tubo enquanto no outro o movimento já cessou.
O segredo está em um disco de 1/8 de polegada feito de uma liga de metal amorfa  (Zr41.2Be22.5Ti13.8Cu12.5Ni10.0) colado na superfície de um dos cilindros de aço.
Quando a bolinha cai sobre o cilindro de aço, parte da energia cinética da bolinha é transformada  em calor no cilindro, pois os planos das pequenas porções cristalinas se movimentam. No metal amorfo isto não ocorre, e a dissipação da energia ocorre apenas pelo atrito entre a bolinha e o tubo, pelo som e pelo aumento da temperatura da própria bolinha.
Diferentemente de metais comuns, os metais amorfos podem ser dispostos em películas extremamente finas e translúcidas que hoje em dia são usadas para proteger telas de celular. Como este material é extremamente resistente e leve, no futuro poderá ser usado para construir aviões e edifícios.
 Para saber mais:"Atomic Trampoline" Demonstrations with Amorphous Metal e Glassy Metals


Postar um comentário

 
Top