2

Diamagnetismo é um fenômeno onde o corpo repele o campo magnético aplicado.
Podemos fazer a seguinte analogia: assim como um espelho reflete a luz, o material diamagnético reflete o campo magnético. Lembro que é apenas uma analogia.!
O que podemos fazer usando esse fenômeno? Levitar as coisas! O vídeo mostra a água, vegetais e até animais levitando.
Precisamos de uma força que anule o peso para que um objeto levite, nesse caso a força que anula o peso é a força magnética. Lembra que pólos iguais se repelem? Pois bem, o campo magnético refletido pelo material é repelido pelo campo aplicado.
A maioria dos materiais é diamagnético, contudo essa propriedade é muito fraca, somente uma pequena parcela do campo magnético é refletida pelo material. Assim é necessário um campo magnético extremamente forte e o peso do material tem que ser pequeno para que ocorra a levitação.
A água, substância abundante na superfície da terra e presente em todos os seres vivos, é um exemplo de material diamagnético. Por isso foi possível levitar a rã, o tomate e o grilo!
P.S.: A analogia com o espelho e termos como “reflete o campo magnético” foram usados para associar o fenômeno ao dia a dia das pessoas. Para saber mais sobre diamagnetismo veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diamagnetismo

Postar um comentário

Felipe Siqueira disse... 5 de novembro de 2010 às 14:46

poxa, efeito legal, eu já achei que teria alguém falando m**** nos comentários falando algo meio scifi, outro material que tem propriedades diamagnéticas é a grafita pirolítica, tem um vídeo aqui também sobre ela, usem a ferramenta de pesquisa.

Unknown disse... 21 de outubro de 2017 às 21:05

Qual a intensidade do campo em Tesla?

 
Top