quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Do que é feito o dente - Apatita e a importância do fluor


Zoom into a Tooth

O dente, assim como os ossos do corpo humano, possui em sua composição um mineral chamado apatita. Apatita não é uma pata pequena... esse trocadilho foi horrível! Mas sim um Fosfato de cálcio sintetizado pelo nosso corpo e encontrado na natureza em forma de mineral (foto abaixo).

O esmalte do dente mostrado no vídeo acima é composto em sua maior parte por hidróxiapatita ( apatita com um grupo OH). Assim, esse grupo OH pode ser substituído pelo íon Flúor dando origem a fluorapatita, que é ligeiramente mais resistente. Por isso o flúor desempenha um papel importante na saúde bucal, e é adicionado a água e aos cremes dentais para deixar o esmalte dos nossos dentes mais resistente às cáries.
Contudo flúor em excesso pode provocar uma doença chamada fluorose - confiram o link- que é objeto de estudo da geologia médica.
O zoom no dente apresentado no vídeo mostra que por mais lisos que os dentes possam parecer, existem micro ranhuras e cavidades no esmalte onde as bactérias da cárie se alojam e começam a produzir ácidos que vão perfurar o esmalte do dente. Ou seja escove os dentes após as refeições e consulte o dentista regularmente!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

fss170493-suporte disse...

marcus,o link tá quebrado conserta ae se possível,e parabéns pelo blog.

Marcus Saraiva disse...

Obrigado por me avisar...vou ver se encontro o video novamnte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...