0

Devido ao grande numero de visitas de usuários que vão fazer vestibular ao Ciência Tube, resolvi postar alguns vídeos sobre profissões relacionadas à área científica.
A primeira profissão escolhida foi a de físico ou física. Todos pensam que o físico é aquele cara Nerd, com óculos fundo de garrafa, cabelo desarrumado e andar desengonçado. Na maioria das vezes é isso mesmo! Brincadeirinha. Os físicos e físicas são pessoas normais, mas com grande curiosidade, interesse pela natureza e persistência. Os físic@s estudam desde o microcosmo – o mundo quântico e suas propriedades – até coisas muito grandes como as galáxias e o universo. São pessoas que sabem de onde vem o raio X usado para fazer radiografias e como a geladeira consegue retirar calor de seu interior para manter os alimentos conservados. Os físic@s conseguem enxergar uma beleza que vai alem do senso comum. Enxergam o produto da interferência da luz nas asas multicoloridas das borboletas e em bolhas de sabão. Sabem porque o céu é azul e na teoria são os melhores jogadores de bilhar do mundo, mas na pratica não são tão bons assim.
O curso de física vai te propiciar uma visão de mundo bastante interessante. Entretanto para chegar ao final do curso é preciso muita dedicação.
Financeiramente não é uma profissão muito boa ( As engenharias dão muito mais dinheiro). O curso de física não acaba na graduação é preciso um mestrado e um doutorado para conseguir uma posição de professor universitário. Com a graduação em licenciatura é possível dar aulas em várias escolas da rede pública ou particular. Noventa e nove por cento dos fisic@s ocupam a posição de professores seja universitário (pesquisador) ou de nível médio. O restante estão em pouquíssimos centros exclusivos de pesquisa espalhados pelo Brasil, em empresas e até na bolsa de valores.
O vídeo acima mostra como é o curso de fisica da UNICAMP.

Postar um comentário

 
Top