3
O carvão foi o combustível que propulsionou a revolução industrial, hoje em dia derivados do petróleo possuem a mesma importância para nossa economia. Não é atoa que guerras e conflitos são travados por causa dele. Os combustíveis fósseis são gerados a partir de rochas com grande quantidade de matéria orgânica. Esse vídeo mostra como se forma um reservatório de petróleo. Além da rocha reservatório, que normalmente é um arenito poroso e permeável, é preciso uma armadilha estrutural para aprisionar o óleo e o gás. Essa armadilha pode ser uma dobra como mostrado no vídeo ou uma falha. Outro fator importante é a rocha selante, que impede o petróleo de sair da armadilha. Essa rocha pode ser uma camada de sal (caso do pré sal) ou algum outro tipo de rocha impermeável. O petróleo é menos denso que a rocha, assim vai existir uma força que faz ele migrar pelas fraturas das rochas para cima. Parte desse petróleo fica armazenado nas armadilhas.

Postar um comentário

Anônimo disse... 6 de março de 2011 às 15:01

No texto há essa frase:
"Os combustíveis fósseis são gerados pelo metamorfismo de rochas com grande quantidade de matéria orgânica."
Trata-se de um absurdo, pois não existem combustíveis fósseis. Apenas se ocorresse um milagre a matéria orgânica formaria petróleo.
A sugestão infelizmente ainda influencia o pensamento, embora já no século XXI, após as conquistas espaciais e avanços na ciência.

Como afirmou Sir Fred Hoyle:
"The suggestion that petroleum might have arisen from some transformation of squashed fish or biological detritus is surely the silliest notion to have been entertained by substantial numbers of persons over an extended period of time."

ou seja:

"A sugestão de que o petróleo poderia ter surgido de alguma transformação de peixes esmagados ou detritos biológicos é certamente a mais ridícula noção a ser sustentada por um substancial número de pessoas durante um largo período de tempo"

Ciência Tube disse... 11 de março de 2011 às 10:04

Oi Anônimo,

Sir Fred Hoyle, um cientista sério e reconhecido, postulou a hypótese da origem inorgânica do petróleo. Essa teoria, apesar de coerente, não possui comprovação. Portanto a visão tradicional do petróleo organico continua sendo a mais aceita pela comunidade científica por possuir mais evidências empiricas.


Abaços

Marcus

Anônimo disse... 20 de novembro de 2011 às 14:40

Seria interessante consultar a página:

http://origeminorganicadopetroleo.blogspot.com/search?updated-min=2006-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2007-01-01T00:00:00-02:00&max-results=1

De fato. Nenhuma teoria ainda comprovou a formação do petróleo. Muito menos as sugestões de que o petróleo fosse oriundo de fósseis.

A Teoria Abiogênica é baseada nas leis da natureza, ou seja, leis físicas e não suposições e dogmas. A frase de Sir Fred Hoyle caracteriza muito bem o estágio em que a maioria se encontra com relação a origem do petróleo.

Repetindo:
"A sugestão de que o petróleo poderia ter surgido de alguma transformação de peixes esmagados ou detritos biológicos é certamente a mais ridícula noção a ser sustentada por um substancial número de pessoas durante um largo período de tempo"

 
Top