2





Essa plantinha fez parte de minha infância, sempre que via uma corria para passar os dedos em seus galhos e ver o inusitado movimento de suas folhas se fechando, quase que imediatamente. Isso era incrível, ver um vegetal se movimentar. Acredito que toda criança do interior já passou um bom tempo brincando com essa planta.
Deixando a nostalgia de lado, o nome dela é Mimosa pudica, porém conhecida popularmente como “Maria fecha a porta”, planta sensitiva (Sensitive Plant), dormideira ou até mesmo planta tímida(Shy plant). A espécie é nativa do Brasil mas hoje é encontrada na parte tropical das Américas, África e Ásia.
O movimento rápido de fechamento das folhas ainda não é completamente entendido, mas sabe-se que é devido à uma rápida diminuição de pressão osmótica nas células responsáveis pelo mecanismo de fechamento das folhas, provocada pela liberação de íons de cálcio.
Para saber mais http://faculty.ucc.edu/biology-ombrello/POW/sensitive_plant.htm, boa parte do que está escrito aqui foi uma tradução livre desse artigo.

Postar um comentário

O bEM viVER disse... 31 de janeiro de 2009 10:05

Oi, que legal!

Aqui em Goiás, na minha infância, a gente falava essa planta de "fecha a porta que lá vem o boi". E ficava tocando nela, pra fechar.

Valeu pela informação e recordação.

Lena

lindinha emoticons e gifs disse... 1 de abril de 2012 19:51

essa planta também fez parte da minha infância, adorava ela, até hoje passa a mão es suas folhas, muito legal as informações que você passou dela, beijos.

 
Top