4

Aprenda a fazer um experimento de física fácil é rápido sobre o campo magnético terrestre


O campo magnético da terra provém de seu interior, mais precisamente do núcleo que é composto por duas porções, uma externa que é fluida e uma interna que é sólida,  constituídas basicamente por ferro e níquel, bons condutores elétricos. Como o núcleo externo é fluido, ele se move com velocidade diferente, criando um movimento diferencial em relação ao núcleo interno. Sob ação de um campo magnético qualquer, correntes são induzidas neste condutor em movimento e por conseguinte mais campo magnético é gerado pela corrente induzida, que induz mais corrente...em um mecanismo conhecido como dínamo auto-induzido.
Reproduzir este dínamo auto-induzido natural é uma tarefa muito complicada devido às altas temperaturas e pressões envolvidas. Contudo é possível simular, em um experimento de física relativamente simples, o efeito do campo gerado pelo núcleo. Basta colocar um imã dentro de uma bolinha de isopor e polvilhar limalhas de ferro. A limalha irá se organizar de modo a mostrar as linhas de campo magnético, similares às linhas que que representam o campo magnético terrestre.
Para saber como o campo magnético terrestre protege nosso planeta dos ventos solares veja: Magnetosfera - Escudo Protetor da Terra


Postar um comentário

Julia Oliveira disse... 6 de agosto de 2013 às 14:27

QUAL É O MATERIAL PRETO QUE ELE JOGA NA BOLA

Unknown disse... 24 de novembro de 2021 às 11:29

Qual é a conclusão do experimento.

Unknown disse... 24 de novembro de 2021 às 11:29

Qual a conclusão do experimento.

 
Top