0

Os fungos parasitas do gênero Cordyceps transformam formigas, lagartas, vespas e outros insetos em zumbis



O vídeo acima mostra como os fungos do gênero Cordyceps transformam insetos em zumbis.
O termo zumbi é bem apropriado para o que acontece, pois a infecção por este fungo é uma sentença de morte para os insetos e os transformam em mortos vivos, como na série The Walking Dead. No vídeo temos o caso da formiga carpinteira, que após contagiada pelo fungo Ophiocordyceps unilateralis perde o controle do seu sistema nervoso e por conseguinte dos movimentos do seu corpo, agora quem esta no controle é o fungo.
Como o fungo controla os sistema nervoso da formiga ainda é um mistério para os cientistas, mas sabe-se que o fungo  faz com que a formiga  vá para parte de baixo de folhas próximas as copas das árvores, um lugar propício para o desenvolvimento do fungo, onde a formiga crava suas presas no talo da folha. A partir dai o fungo vai se alimentar dos nutrientes presentes na formiga para se desenvolver, a unica parte que não se torna alimento para o fungo são os músculos das presas que prende todo o conjunto na folha.
O fungo se desenvolve até atingir sua maturidade, quando libera seus esporos a fim de contagiar mais formigas e dar sequencia ao ciclo.
O que pode parecer uma coisa horrível é muito bom, pois previne que uma unica especie tome conta de todo um ecossistema, uma vez que cada tipo de fungo ataca apenas uma única espécie.
Ví este assunto no facebook, na pagina Ifukinglovescience
Veja abaixo fotos da formiga mostrada no vídeo e de outros insetos zumbis.




Postar um comentário

 
Top