7

Para acender uma lampada de 1.5 V ou um LED usando limões você vai precisar de:
4 limões
4 moedas de 5 centavos, dessas de cobre.
4 pregos galvanizados ou 4 colchetes de escritório (figura abaixo).
4 pedaços de fio ou jacarés
1 lâmpada de 1.5 V ou um led, de preferência vermelho pois a tensão de funcionamento é menor.
Colchete de escritório
Monte tudo como mostrado no vídeo, lembrando sempre de ligar a moeda de um limão no prego da outra, no final vão sobrar um moeda em uma extremidade e um prego na outra. Se for ligar o LED tente inverter os polos caso não funcione de primeira.

O que acontece?
O ácido do limão consegue arrancar elétrons de um metal ( o prego ou o colchete) e esse elétron é atraído pela moeda, criando uma corrente elétrica, suficiente para acender o LED.

veja mais em:
http://www.fisica.ufmg.br/~demo/images/5E4025.gif




Postar um comentário

Anônimo disse... 12 de setembro de 2013 às 00:29

Dicas para Fitas LED durarem mais:

01 - As fitas Led funcionam em 12V. Use uma fonte com ajuste de voltagem e regule em 11V. Compre uma fonte capaz de fornecer o dobro da amperagem consumida pela fita, para que a fonte não esquente muito.

02 - Solde um diodo ZENER de 15V e 1 W nos conectores da fita, para proteger os Leds contra picos de tensão. Desta forma, qualquer pulso elétrico acima de 15 volts será drenado pelo zener, prolongando a vida útil dos Leds. O zener tem uma MARCA em uma das extremidades. Essa marca simboliza o cátodo. Solde o lado do cátodo no conector POSITIVO da fita, e solde o outro lado no conector NEGATIVO da fita. Aí basta ligar na fonte. O fio positivo da fonte no positivo da fita, e o fio negativo da fonte no negativo da fita (solde os fios da fonte nos próprios fios de estanho do zener) (um de cada lado do zener, óbvio) para evitar de colocar mais de uma gota de solda direto nos conectores da fita. Se precisar dividir a fita em várias partes, solde um zener em cada pedaço de fita Led.

03 - Evite ligar e desligar a fita Led MUITAS vezes ao dia. Os Leds vão enfraquecendo a cada acionamento, principalmente se não estiverem protegidos. Assim, cada vez eles necessitam de uma quantidade maior de volts para funcionarem.

04 - Um dissipador térmico é sempre benéfico.

Unknown disse... 22 de agosto de 2015 às 12:09

Adorei...
Irá me ajudar muito no meu projeto da feira da escola.
Simples e eficaz.

Unknown disse... 23 de agosto de 2015 às 18:40

Pode ser parafuso galvanizado?

Anônimo disse... 5 de outubro de 2016 às 14:29

Muito bom , mas da pra fazer com laranja ???????????

Unknown disse... 9 de novembro de 2016 às 16:37

Não pode ser uma lâmpada maior?

Unknown disse... 30 de agosto de 2018 às 21:22

Amei fiz e gostei 👏👏

SECULO XXI BR disse... 12 de junho de 2019 às 21:25

chapa de zinco com fios de cobre tambem server no lugar do prego e moeda. no lugar do limoes pode se usado um soluçao de agua com sal, e so mergulha o jinco e o cobre, vai ocorre o fenomeno de oxido reduçao igual no precesso das pilhas.

 
Top