1


Piões são coisas que sempre achei legal e acredito que todos, pelo menos quando criança, também já ficaram intrigados com esse brinquedo. O vídeo de hoje, retirado do canal Manual do Mundo, mostra como fazer um pião usando quatro bolinha de gude e durepox.
A primeira pergunta que me vem a mente quando vejo o pião em funcionamento é: por que diabos ele fica em pé quando está girando e tomba quando está parado? A resposta para essa pergunta é....., na verdade não existe resposta, ninguém sabe o motivo disso acontecer. O que sabemos é que existe uma "coisa" chamada momento angular, uma grandeza que está relacionada a tudo que gira em torno de um eixo, e esse momento angular tende a se conservar. Dessa forma, se o pião está girando em um determinado eixo, normalmente o vertical, ele tente a continuar nesse eixo, para que o momento angular se conserve, até que a energia do pião se dissipe por atrito com o chão e com o ar.
Você deve estar olhando para a tela do computador com uma cara de desconfiado e pensando: sei não heim. Se não está, pelo menos deveria, pois pense um pouco; por que quando girarmos um lápis em torno de seu eixo ele não fica em pé como o pião? Bem, considerando que nós usamos o momento angular para descrever o comportamento do pião, e esse tal momento angular é uma grandeza que depende da massa do objeto ( um lápis tem pouca massa), da distância que essa massa está do eixo de rotação (o lápis possui sua massa bem perto do eixo de rotação) e da velocidade com que ele gira, o momento angular do lápis vai ser muito pequeno, insuficiente para manter o lápis na vertical.
Um outro experimento de física semelhante a esse se chama Hurricane Balls

Postar um comentário

Anônimo disse... 12 de agosto de 2013 às 21:12

acho que vc pecou em dizer que o momento angular do peão se conserva.. Porque o peão inicialmente girando na vertical . ate em tão ele se conserva, mas por causa do atrito com o solo a velocidade dele diminui e ele se enclina, saindo do seu eixo de rotação inicial........ então o momento angular do peão não se conserva..... ( sò se agir uma força aplicada no peão constatemente)

 
Top