6
>


Quando despejamos gostas de água em uma panela muito quente, essas gotas não evaporam imediatamente. Pelo contrario ficam se movimentando por um bom tempo antes de se evaporarem por completo. Esse fenômeno é conhecido como efeito Leidenfrost. A parte da gota que entra em contato com a frigideira se transforma em vapor rapidamente criando um colchão de vapor de água que impede o contato da gota com a superfície aquecida. O vapor de água não é um bom com condutor de calor, logo a água demora mais tempo para se tronar vapor por completo.
Esse efeito permite que seja possível enfiar o dedo em chumbo derretido sem se queimar como mostra o vídeo acima. A umidade da mão se transforma em vapor e impede o contato com o chumbo derretido.
Atenção, por mais que exista um fenômeno físico que possibilite enfiar a mão no chumbo derretido não é aconselhável tentar isso em casa. Existem variáveis desconhecidas e o experimento pode acabar em um grave acidente.

Postar um comentário

fss1704 disse... 11 de agosto de 2009 às 23:19

lembre-se que mesmo assim há transmissão de calor entre o chumbo e o seu dedo,e se ele grudar no seu dedo,acontecem queimaduras graves.

Ciência Tube disse... 12 de agosto de 2009 às 00:49

com certeza, o vapor somente minimiza a transmição de calor por condução ainda vai existir condução por radiação. Pode ocorrer queimaduras gravissimas uma vez que o chumbo se funde a temperatura de 327 ºC.

Unknown disse... 17 de novembro de 2010 às 16:45

kakakakaka... cara se meter o dedo no chumbo derretido, teu dedo vai ficar só o palito kakakaka

Anônimo disse... 16 de abril de 2013 às 20:25

Myth Busters... eles tentaram e isso é possivel...

Ciência Tube disse... 16 de abril de 2013 às 21:38

Legal...vou ver se acho o vídeo deles!

Ciência Tube disse... 16 de abril de 2013 às 21:47

Achei: http://www.youtube.com/watch?v=yTOCAd2QhGg

 
Top