1



Esse é um experimento de física muito fácil de fazer em casa, é preciso apenas uma TV e dois elásticos amarelos de dinheiro.
Passe um elástico por dentro do outro como mostrado no vídeo. Depois segure pelas extremidades e peça a um amigo para fazê-lo vibrar, como em uma corda de violão.
Quando isso é feito em frente a uma parede não acontece nada de anormal, mas quando feito em frente de um televisor os elásticos parecem estar vibrando em câmera lenta.
Esse efeito só é visto em monitores e televisores que usam tubo de imagem. Para formar a imagem um feixe de elétrons varre a tela a uma determinada freqüência (em monitores é possível ajustar essa freqüência pelo painel de controle). Se os elásticos vibram em uma freqüência próxima da freqüência de varredura do monitor temos o efeito câmera lenta.
Isso ocorre, pois vemos o elástico apenas em determinadas posições, quando o monitor está emitindo luz. Assim temos a impressão que o movimento é em câmera lenta.
O mesmo ocorre em boates quando somos iluminados por aquelas luzes que ficam piscando (lâmpadas estroboscópicas), parece que estamos nos movimentando em câmera lenta.

Postar um comentário

Vinicius Monção disse... 4 de fevereiro de 2010 às 23:21

eu descobri isso sem querer^^ uma vez eu tava tocando violão deitado no sofá ai eu olhei pra tv atraves da corda do violão e percebi que ela vibrava lentamente ^^

 
Top